O Dilema das Redes

 A série que está fazendo todas as pessoas ficarem pensativas sobre seus dados na rede ou "Minha nossa , olha só o que está acontecendo com essas redes sociais" .

 Eu vejo como um material financiado pelos grandes conglomerados de televisão pelo mundo , desesperados porque alguém retirou muito do seu faturamento anual com propagandas e repassou para plataformas como YouTube, Twitch, Facebook gaming, entre outras.

Ninguém está preocupado com a segurança dos dados de seus usuários ,mas unicamente com o quanto de dinheiro Eles podem lucrar fazendo com o que o provável cliente permaneça focado em sua empresa.

 O mesmo modelo é aplicado pelas empresas de segurança virtual ou de antivírus.

Os vírus nem sempre existiram e como eles surgiram? Surgiram por uma necessidade da indústria de vender uma "vacina" .

Caso também presente na idealização do Nylon que quando surgiu, era mais resistente e mais barato de produzir do que o aço e a primeira e segunda revolução industrial mostraram que produtos que duram muito não são úteis para que o consumidor continue consumindo indefinidamente, coisa que ganhou o nome de "obsolescência programada " e vem de longa data .

Então , na verdade , o que vem acontecendo nas redes sociais é o mesmo que sempre ocorreu desde a invenção da impressa, onde o dono dos meios de produção precisava capitalizar seu produto de alguma maneira e daí nasceu a necessidade de divulgação de sua produção impressa,fabril, laboral.

O que ocorre nas redes sociais é o mesmo que aconteceu e acontece nas redes televisivas e de rádio difusão . Os anunciantes veem um público em potencial para seus produtos e ali anunciam ,mas nunca é uma certeza que aquele anúncio irá render consumo para sua empresa e nessa problemática que entra a inteligência de máquina (Machine Learning), onde o computador fica testando e processando qual tipo de propaganda é a mais chamativa para cada tipo de público presente na audiência das redes.

Eu pergunto : existe algum problema em você ter um anúncio de algo que você precisa para uma reposição, justamente, causada pela obsolescência programada, de forma fácil e prática?

Isso não seria é exatamente, o que o capitalismo busca? oferta e demanda?!

Se existe um valor acessível de produto e alguém ofertando essa "necessidade" qual o problema ?

Ou será , que na verdade , só estão preocupados que , hoje em dia, o produtor consegue vender seus ítens sem a necessidade de anunciar nos meios tradicionais de propaganda?

Vejo esse processo de "demonização" das redes sociais justamente causada pela perda massiva de faturamento das grandes mídias tradicionais para um novo segmento, a internet, juntamente com a dificuldade desses meios de comunicação seculares de readaptarem-se ao novo paradigma do mercado.

Pergunto novamente "vender" os dados do "Ibope" não é a mesma coisa que as redes sociais fazem quando vendem o espaço publicitário para os anunciantes baseando-se na frequência dos usuários?

Qual a diferença entre você dar seus dados para uma empresa de segurança na internet , que com certeza , venderá seus dados para anunciantes e um ataque Hacker que invadirá seus sistemas buscando dados sensíveis para venda no mercado paralelo?

Será que tudo não dá no mesmo ? E nós , usuários, que acabamos reféns desse sistema ?

Lembro-me de uma propaganda de uma empresa que vende planos de saúde " Venha para cá , a partir de 6 vidas você ganha descontos progressivos" ; deixou-se de mencionar clientes para coisificar em "vidas" como se fossemos objetos .

Será mesmo que o problema reside nas redes sociais ou será que o problema está na sociedade de consumo que foi criada?



Links :

https://www.netflix.com/title/81254224?s=a&trkid=13747225&t=cp

https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Obsolesc%C3%AAncia_programada



https://pt.m.wikipedia.org/wiki/N%C3%A1ilon#:~:text=Ao%20longo%20de%207%20anos,no%20mesmo%20ano%2C%20como%20a

https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/geral-44612144.amp

https://youtu.be/7qFiGMSnNjw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escala Pontiana de Pontes de Miranda